Beber água, garantir o bem-estar

Sabia que por dia ingere um litro de água com os alimentos sólidos? E que os refrigerantes não substituem o precioso líquido?

Por dia um adulto com boa saúde perde, em média, três litros de água. Como tal é muito importante repor as perdas do precioso líquido. Os alimentos sólidos que ingerimos diariamente fornecem-nos, apenas, um litro de água. A regra é o adulto beber pelo menos dois litros de água por dia. A criança, por seu turno, deve beber pelo menos quatro copos de água por dia.

A água está presente, por exemplo, no leite, nos sumos naturais e, também, em alimentos onde, aparentemente, não suspeitamos a água. Um exemplo é o pão. Em cada fatia há 38% de água. Por seu turno, numa batata assada com pele há 70% de água. Já uma chávena de chá com cenoura ralada, contém 87% de água.

A presença de água nos alimentos sólidos não invalida a ingestão do líquido. E não vale substituir por refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Estes atuam como diuréticos, ou seja, aumentam a perda de líquidos.

Entre os benefícios que advêm da ingestão de água estão a redução das infeções, a regulação da temperatura do corpo (através da transpiração), pode ser um bom coadjuvante em dietas de emagrecimento, melhora a absorção de nutrientes, facilita a digestão.

artigo do parceiro:

Comentários