Atinja o seu peso ideal

As estratégias de perda de peso de Bob Harper, o famoso personal trainer norte-americano

Após 13 temporadas no programa de televisão norte-americano «Peso Pesado» («The Biggest Loser»), há pouca coisa que Bob Harper não saiba sobre perda de peso. Também conhece bem quem tem excesso de peso e sabe que as regras não agradam à maioria.

No entanto, ele não tem dúvidas. «Precisamos de regras para emagrecer e manter o peso», diz o homem que tem posto os concorrentes da versão norte-americana do programa a suar.

No seu último livro, «Perca o peso certo», editado pela Arte Plural Edições em Portugal, reúne os 20 princípios básicos para perder peso e um plano alimentar que a orientará durante o primeiro mês. Neste artigo, encontrará algumas das principais estratégias que deve seguir para sempre e a primeira semana desse plano para que comece já a dizer adeus aos quilos a mais.

Regra número 1 - Beba um grande copo de água antes das refeições

A água mantém o organismo saudável, produz umsensação de saciedade e faz com que o nosso corpo passe a queimar mais calorias (cerca de um quilo suplementar durante o ano seguinte). Tenha sempre um grande copo de água (500 ml) na mesa de cabeceira e beba-o todas as manhãs ao acordar. Beba, pelo menos, mais quatro copos ao longo do dia, antes de cada refeição.

Regra número 2 - Coma proteínas a todas as refeições

Este grupo de alimentos (carne, peixe, ovo, queijo, tofu, leguminosas) é fundamental para quem faz dieta. Sentir-se-à saciado e evitará a fome e o mau humor. Multiplique o seu peso por 1,1 e saberá o número de gramas de proteína que necessita de ingerir por dia. Tenha em conta que, por exemplo, 100 g de peito de peru contêm 23 g de proteína. Dê preferência ao peixe e não consuma carne todos os dias.

Regra número 3 - Tome um verdadeiro pequeno-almoço

Não conseguirá emagrecer nem controlar o seu peso se não o fizer e, caso contrário, aumentará o desejo por alimentos de má qualidade ao final do dia. Inclua no seu pequeno-almoço os três alimentos essenciais para esta refeição, nomeadamente flocos de aveia, ovo e iogurte grego magro. Opte por iogurte grego natural e adicione-lhe frutos silvestres e frutos secos.

Regra número 4 - Cozinhe e coma em casa pelo menso dez vezes por semana

O facto de planear e confecionar as suas refeições dá-lhe mais controlo sobre aquilo que come, podendo aumentar para o dobro a probabilidade de perder o peso que deseja. Planeie as refeições com antecedência para comprar os ingredientes em falta. Se necessário, prepare as refeições e congele-as em doses individuais ou guarde-as no frigorífico.

Regra número 5 - Deite-se com fome

Privado de alimentos por um período superior a cinco horas o organismo começa a queimar a sua própria gordura e açúcar. A ausência de hidratos de carbono na corrente sanguínea permite, ainda, a produção de hormonas necessárias para um sono reparador. Opte entre não comer durante as três horas que antecedem a hora de deitar; não comer depois das 20h ou não comer após o jantar. Comece por fazê-lo uma noite por semana.

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