Alimentação saudável para crianças - O pequeno-almoço

A primeira refeição do dia é considerada a mais importante e deve conter alimentos dos sete grupos da roda dos alimentos, devendo fornecer um quarto das necessidades diárias de nutrientes.

Independentemente dos horários que tem, deve adaptar a rotina diária de forma a toda a família tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa, dando assim o exemplo aos mais pequenos.

Evite doces, cereais açucarados, mel, chocolate para barrar o pão porque estes alimentos vão provocar uma maior necessidade de açúcar a meio da manhã.

Deverá oferecer hidratos de carbono e proteínas de absorção lenta que proporcionam uma reserva de energia constante até à hora do almoço ou lanche da manhã.

- Cereais integrais com fruta cortada e leite (leite gordo até aos dois anos);

- Papas-de-aveia sem açúcar, preparadas com fruta fresca ou seca para adoçar;

- Sandes integral de bacon (magro, não fumado e sem gordura) – grelhe o bacon numa frigideira anti-aderente, depois de aparar a gordura;

- Pão integral, de cereais ou de sementes torrado com manteiga, banana esmagada, queijo-creme ou fiambre de aves. Acompanhe com sumo de fruta;

- Ovos mexidos, escalfados ou cozidos, servidos com pão integral e tomate cereja;

- Iogurte caseiro com frutas ou muesli

- Batido de frutas:

Uma mão cheia de morangos+150 ml de sumo de laranja natural + um kiwi

ou

Uma pera + três maracujás

ou

Uma banana + um maracujá + oito framboesas

ou

Um copo de mirtilos + uma banana + um iogurte natural líquido

As crianças que tomam o pequeno-almoço têm mais facilidade na concentração, aprendizagem, raciocínio, assim como um menor risco de obesidade.

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