É possível ter uma alimentação saudável nos festivais de verão?

Os Festivais de Verão coincidem com temperaturas elevadas em Portugal e por isso são necessários cuidados adicionais não só para cumprir as necessidades energéticas e hídricas, como também, para assegurar a higiene e segurança alimentar. Conheça os conselhos de Ana Rita Lopes, nutricionista responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

No que diz respeito à segurança e higiene alimentar, o maior inimigo deste tipo de festivais será a elevada temperatura verificada nos locais de preparação, confeção e transporte dos alimentos.

Como tal, existem alimentos que são menos suscetíveis a alterações físico-químicas que outros e é nessa gama de alimentos que os visitantes devem apostar. Assim, torna-se importante eleger opções simples, bem cozinhadas e acondicionadas, evitando carnes processadas e molhos como a maionese ou ketchup, sugerindo-se, em alternativa, o azeite e as ervas aromáticas.

Outra opção eficiente será fazer um levantamento das refeições que irá realizar ao longo do dia e levá-las de casa numa lancheira ou geleira, de modo a garantir que os alimentos sejam confecionados e acondicionados adequadamente.

Snacks como frutos secos

Nestas condições, opte por snacks como frutos secos (como nozes e amêndoas), fruta desidratada, fruta fresca bem higienizada não cortada nem descascada, barras de cereais, hortícolas cruas, wraps sem molhos, sandes com frango desfiado ou atum enlatado, entre outos.

Como referido anteriormente, as necessidades hídricas deverão ser asseguradas, sendo a bebida recomendada a água engarrafada. Será de extrema importância que mesmo que não tenha sede, ingira água ou outras bebidas sem adição de açúcar ou álcool, de modo a garantir uma boa hidratação.

Os conselhos são de Ana Rita Lopes, nutricionista responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

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artigo do parceiro: Nuno Noronha

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