• SAPO Lifestyle SAPO Lifestyle Início
  • Moda e Beleza
    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde
    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família
    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida
    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores
    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama
    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral
    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer
    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  • Mais Menu
    Menu
    • Moda e Beleza
      • Atualidade
      • Dicas e Tendências
      • Beleza e Estética
      • Para Ele
      • Especiais
    • Saúde
      • Atualidade
      • Peso e Nutrição
      • Fitness e Bem-Estar
      • Saúde e Medicina
      • Sexo
      • Especiais
    • Família
      • Atualidade
      • Gravidez
      • Bebé
      • Criança
      • Pais e filhos
      • Relações
      • Especiais
    • Vida
      • Atualidade
      • Comportamento
      • Dinheiro e Carreira
      • Ecologia
      • Especiais
    • Sabores
      • Receitas
      • Atualidade
      • Chefes e Restaurantes
      • Dicas
      • Especiais
    • Fama
      • Atualidade
      • Estilos
      • Especiais
    • Astral
      • Previsões
      • Astrologia
      • Signos
      • Práticas
      • Terapias
      • Espiritualidade
    • Casa e Lazer
      • Atualidade
      • Decoração e Jardins
      • Viagens
      • Passatempos
      • Especiais
    Tópicos
    • Entrevistas
    • Cartoon
    • Passatempos
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Entrevistas
  • Cartoon
  • Passatempos
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Zika: o drama dos bebés que são o rosto de uma epidemia

N.N./AFP
2 fev 2016 10:37
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Carla Sousa/Dengue: Autoridades de saúde “estão a fazer tudo o que lhes compete” e “cidadãos podem participar”
    HealthNews · Atualidade · 5 ago 2024 09:00

    Carla Sousa/Dengue: Autoridades de saúde “estão a fazer tudo o que lhes compete” e “cidadãos podem participar”

  • Estrongiloidíase: sintomatologia e diagnóstico laboratorial
    Germano de Sousa · Fitness e bem-estar · 28 mai 2024 16:30

    Estrongiloidíase: sintomatologia e diagnóstico laboratorial

    por Germano de Sousa
Este artigo tem mais de 9 anos
A relação entre o vírus Zika, disseminado pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre amarela, e o aumento dos casos de microcefalia no Brasil e na Colômbia ainda não foi provada cientificamente, mas é, segundos os especialistas, "altamente provável".
  • A relação entre o vírus Zika, disseminado pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre amarela, e o aumento dos casos de microcefalia no Brasil e na Colômbia ainda não foi provada cientificamente, mas é, segundos os especialistas, "altamente provável".
  • Se em 2010 nasceram no Brasil 5,7 crianças em cada 100.000 com microcefalia, ou seja, com a cabeça mais pequena do que o normal, o que indica complicações neurológicas durante a gestação, a 30 de novembro de 2015 esse número já ia nas 99,7 crianças. Mas o Brasil não é o único país afetado.
  • Angelina Prato, grávida e infetada com o vírus Zika, é atendida no Hospital Universitário de Erasmo Meoz em Cucuta, na Colômbia. Angelina ainda não sabe se o bebé que carrega na barriga está ou não infetado com o vírus Zika. Também ainda não fez exames médicos, por isso desconhece se o bebé tem microcefalia ou se está de perfeita saúde.
  • O caso de Angelina é igual ao de centenas de mulheres grávidas na América Latina. Umas com o diagnóstico de infeção pelo vírus Zika já confirmado. Outras ainda à espera do resultado. O medo das autoridades de saúde é que estas mulheres recorram ao aborto clandestino, mesmo sem a confirmação de que o feto tem microcefalia.
  • Os preços da interrupção da gravidez em clínicas particulares variam de preços e dependem, sobretudo, da gestação do feto. Três médicos relatam ao jornal Folha de São Paulo casos de mulheres que optaram por abortar. São casadas, com educação de nível superior, boas condições financeiras e com uma gravidez planeada. O pavor de carregarem uma criança com microcefalia levaram-nas a interromper a gravidez mesmo antes de saberem se o bebé estava infetado com o vírus.
  • O Governo da Colômbia já pediu aos seus cidadãos para evitar ter filhos nesta altura. Há sérios indícios de que a picada do mosquito Zika em mulheres grávidas crie microcefalia (subdesenvolvimento do cérebro) no feto. A OMS não confirma contudo essa ligação. Governos de todo o mundo, dos Estados Unidos à Austrália, já pediram às mulheres grávidas para evitarem zonas de contágio.
  • A Direção-geral de Saúde de Portugal também desaconselha as mulheres em idade fértil que querem engravidar e as grávidas a viajar para países onde o vírus Zika tenha expressão epidémica.
  • O normal para um recém-nascido é ter um perímetro de cabeça entre os 34 e os 37 cm, dependendo do período de gestação no momento em que nasce. Os casos de microcefalia caracterizam-se por estas crianças nascerem com um perímetro igual ou inferir a 33 cm. Segundo vários médicos citados pela imprensa internacional, há centenas de casos de crianças a nascerem no Brasil com cabeças de 27, 28 e 29 cm.
  • O vírus Zika propaga-se através da picada do mosquito Aedes Aegypti infetado. O mosquito que transmite o vírus Zika é o mesmo que transmite a dengue, a febre por chikungunya e a febre amarela. Não há vacina profilática contra o Zika. Se o mosquito beber sangue infetado com o vírus Zika pode facilmente infetar outra pessoa com a doença. Acredita-se que o vírus consiga penetrar a membrana da placenta e assim contaminar o feto.
  • Até novembro de 2015, havia 739 casos contabilizados de bebés com microcefalia no Brasil. 487 só no estado de Pernambuco. Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, há pelo menos 9 estados afetados pelo vírus Zika e por casos de microcefalia. Ana Paula Santos, de 34 anos, na foto, carrega ao colo a filha Flávia Alessandra, uma menina com 45 dias que nasceu com microcefalia, supostamente causada pelo vírus Zika, num hospital de Salvador da Bahia.
  • O risco maior da infeção pelo Zika dá-se na fase de desenvolvimento do córtex cerebral do feto, ou seja, os primeiros quatro meses de gravidez. No início da gestação, o vírus pode causar lesões no cérebro e interferir em fases do desenvolvimento do encéfalo. Uma grávida infetada pelo vírus Zika não terá necessariamente um bebé com microcefalia, porém estudos de caso no Brasil apontam para um risco elevado.
  • Não há cura para a microcefalia. A intervenção precoce com terapias de suporte, tais como terapias da fala e ocupacional, podem auxiliar o desenvolvimento infantil e melhorar a qualidade de vida da criança.
  • As causas da microcefalia podem ser genéticas ou ambientais, nomeadamente desnutrição, infeções e exposição a álcool, drogas ou radiações na gravidez. Mulheres picadas pelo Aedes Aegypti - mosquito que transmite o vírus Zika - até aos três meses de gravidez parecem também ter maior probabilidade de ter bebés com microcefalia. A relação ainda não foi comprovada cientificamente.
  • A microcefalia é uma malformação no cérebro que pode ter consequências graves na vida das crianças. Nos casos em que o cérebro não se desenvolve, surgem alterações do desenvolvimento, algumas delas muito graves, desde problemas motores a intelectuais. As consequências são negativas, dado que a criança, e depois adolescente e adulto, terá problemas psicomotores e intelectuais, dificuldades de locomoção e aprendizagem, entre outras.
  • Nos Estados Unidos, a microcefalia afeta 25 mil crianças por ano. Em Portugal, segundo a Direção-Geral da Saúde, não existem dados reunidos sobre a sua ocorrência, mas é considerada uma doença rara.
  • A OMS estima que este ano três a quatro milhões de pessoas possam ser infetadas pelo vírus. Apesar de três quartos das pessoas infetadas serem assintomáticas e os sintomas, quando surgem, serem só febre e erupções cutâneas, alguns doentes apresentaram complicações neurológicas que se acreditam estar relacionadas com a infeção.
  • O Comité de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidas no Brasil constituem uma emergência sanitária de alcance internacional, mas não o vírus Zika em particular, por não ter sido ainda comprovada relação entre ambos.
  • A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, confirmou que até à data foram detetados casos do vírus Zika em 25 países e territórios das Américas.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Carla Sousa/Dengue: Autoridades de saúde “estão a fazer tudo o que lhes compete” e “cidadãos podem participar”
    HealthNews · Atualidade · 5 ago 2024 09:00

    Carla Sousa/Dengue: Autoridades de saúde “estão a fazer tudo o que lhes compete” e “cidadãos podem participar”

  • Estrongiloidíase: sintomatologia e diagnóstico laboratorial
    Germano de Sousa · Fitness e bem-estar · 28 mai 2024 16:30

    Estrongiloidíase: sintomatologia e diagnóstico laboratorial

    por Germano de Sousa

Em destaque

  • “Odeio a normalização da obesidade. Existem demasiados estudos para que se questione as suas consequências na saúde” – Nutricionista Alexandre Azevedo
    J.M.A · Atualidade · 23 mai 2025 08:55

    “Odeio a normalização da obesidade. Existem demasiados estudos para que se questione as suas consequências na saúde” – Nutricionista Alexandre Azevedo

    por Jorge Andrade
  • A pele habitua-se aos cremes? As explicações de uma dermatologista
    Dermatologista Helena Toda Brito · Beleza e Estética · 22 mai 2025 10:00

    A pele habitua-se aos cremes? As explicações de uma dermatologista

    por Helena Toda Brito
  • Fã elogia Kate Middleton e William. Príncipe surpreende na resposta
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 22 mai 2025 22:04

    Fã elogia Kate Middleton e William. Príncipe surpreende na resposta

  • Um mundo de pernas para o ar nas fotografias do Turco Aydin
    J.M.A · Atualidade · 22 mai 2025 08:41

    Um mundo de pernas para o ar nas fotografias do Turco Aydin

Últimas

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 23 mai 2025 17:27

    Princesa Elisabeth da Bélgica poderá ser afetada por proibição de Trump

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 23 mai 2025 17:26

    Jason Momoa reage a amorosas palavras da namorada

  • Conselhetório · Fitness e bem-estar · 23 mai 2025 17:00

    Como funciona o laser ablativo para tratar as rugas do "código de barras"?

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 23 mai 2025 16:23

    Gabriela Barros já chegou aos… manuais de matemática

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 23 mai 2025 16:12

    Claudia Raia visita Preta Gil nos EUA (tratamentos de cancro continuam)

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 23 mai 2025 16:04

    Margarida Corceiro e Kika Cerqueira Gomes já não são amigas?

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Moda e Beleza

    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde

    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família

    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida

    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores

    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama

    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral

    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer

    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  •  
    • Instagram
    • Facebook
    • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay