Esta sexta-feira (12/08), onze distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente.

No sábado (13.08) o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu geralmente limpo, aumentando de nebulosidade na faixa costeira a norte do Cabo Mondego a partir da tarde.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial a norte de Sines e durante a tarde, e do quadrante leste
no Algarve em especial durante a manhã.

De acordo com Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, está prevista subida de temperatura nas regiões do interior Norte e Centro e pequena descida de temperatura no litoral Norte e Centro.

Em Lisboa, o céu estará geralmente limpo. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) durante a tarde. Pequena subida de temperatura, atingindo os 37 graus de máxima e os 24 de mínima.

No Porto, o céu estará geralmente limpo, aumentando de nebulosidade a partir da tarde. Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (15 a 25 km/h) de noroeste a partir da tarde. Pequena descida de temperatura máxima. Máxima de 28 e mínima de 15 graus.

No domingo (14.08), o céu estará pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente nublado no litoral Norte e Centro até ao fim da manhã e no interior durante a tarde.

Segundo Paula Leitão, o vento será fraco (inferior a 15 km/h) soprando fraco a moderado(10 a 25 km/h) de noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste nas terras altas até meio da manhã.

Há ainda possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Saiba ainda: 15 alimentos que o mantêm hidratado

Veja isto10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde