Durante o mês de Novembro, a campanha AORTA É VIDA vai promover, pela primeira vez, o Mês de Sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) através da realização de diversas ações de sensibilização de Norte a Sul do país.

Sob o mote 30 dias, 31 ações pelo AAA, a campanha AORTA É VIDA pretende alertar os portugueses para a importância dos fatores de risco e do diagnóstico precoce desta patologia. Ações de rastreio dirigidas à população, quiosques para recolha de assinaturas para a institucionalização do Dia Nacional do AAA, sessões de esclarecimento em universidades seniores e centros de saúde são algumas das iniciativas em destaque ao longo deste mês.

Segundo João Albuquerque e Castro, cirurgião vascular e coordenador nacional da campanha AORTA É VIDA, “durante os próximos 30 dias, queremos chamar a atenção de todos os Portugueses, profissionais de saúde e decisores políticos para esta doença silenciosa, que se estima vir a afetar mais de 700 mil pessoas na Europa.”

O aneurisma da aorta abdominal (AAA) consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita.

“Entre os principais fatores de risco, associados ao aparecimento do AAA, destacam-se: ser homem, fumador ou ex-fumador, com mais de 65 anos, ter história familiar de aneurisma aórtico, com hipertensão, doença cardiovascular ou colesterol elevado”, explica o especialista.

A campanha AORTA É VIDA é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG). Lançada em 2009, a campanha tem como objetivo alertar e consciencializar a população portuguesa para os aneurismas da aorta abdominal, de forma a aumentar o número de diagnósticos precoces e evitar o número de mortes por rutura desta artéria.

31 de outubro de 2011

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