As comemorações do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) têm como tema "O Serviço Nacional de Saúde e o resgate da dignidade" e incluem uma homenagem ao advogado António Arnaut, que foi o autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Ao longo dos 37 anos decorridos desde a sua fundação, o SNS constitui motivo de orgulho nacional pela capacidade de dar confiança aos cidadãos e de garantir esperança no futuro, assumindo-se como um dos mais prestigiados serviços públicos nacionais, assente na capacidade dos seus profissionais e nas políticas sociais surgidas com o 25 de Abril", refere o presidente do conselho de administração do CHUC, Martins Nunes.

O primeiro-ministro, António Costa, vai marcar presença nas comemorações, que se realizam no Centro de Congressos do Hospital Universitário de Coimbra / CHUC, estando prevista a sua intervenção a partir das 15h00, após a evocação ao advogado António Arnaut.

Leia tambémAs frases mais ridículas ouvidas pelos médicos

A sessão de abertura está agendada para as 09h30 e será presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, cabendo ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, presidir à cerimónia de encerramento, às 16h30.

A partir das 11h00, intervirá também o alemão Detlev Ganten, presidente da M8 Alliance e da Cimeira Mundial de Saúde. Abordará o tema “A Saúde Global e o Mundo”. O CHUC integra desde 2015 a M8 Alliance, considerada o G8 da Saúde.

As comemorações integram ainda, entre outras iniciativas, uma conferência do Diretor Geral de Saúde, Francisco George, sobre as "Conquistas nos 37 anos do SNS". O embaixador Luís Almeida Sampaio é outros dos intervenientes nas conferências, como presidente do consórcio académico Universidade de Coimbra / CHUC.

No período da manhã, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, falará sobre “A universidade, a investigação e o SNS”.

“As prioridades para a saúde no Horizonte 2020”, por Patrícia Calado, e “O SNS – a garantia dos doentes”, são outros temas abordados, este último por Isabel Saraiva, em representação da plataforma das associações dos doentes.

O presidente do conselho de administração do CHUC, Martins Nunes, sublinha a "relevância e a importância" das celebrações, "atento o reconhecimento do notável papel que o SNS tem na coesão nacional, na justiça social e na solidariedade entre portugueses, para além da circunstância adicional de se assinalar o contributo do seu fundador António Arnaut na defesa de referências éticas de uma vida dedicada ao serviço dos valores humanistas".