Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Maternidade Bissaya Barreto distribui fraldas reutilizáveis às mamãs

As mães dos bebés nascidos até 28 de Novembro, na Maternidade Bissaya Barreto (MBB), vão receber gratuitamente um kit de fraldas reutilizáveis. A colaboração da MBB com a empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos (ERSUC) está inserida no Projecto "Fraldinhas" e na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre entre os dias 20 e 28 de Novembro.

Os kits de fraldas reutilizáveis vão ser distribuídos às mães cujos filhos nasçam nesta semana. As fraldas são oferecidas, ainda na Sala de Partos, logo após o nascimento. Ao mesmo tempo, serão realizadas acções de sensibilização sobre a temática da prevenção de resíduos.

"As fraldas reutilizáveis têm várias vantagens, mas é importante destacar a sua mais-valia ambiental e económica, sobretudo em altura de crise, para todas as famílias e comunidades", salienta Ana Paula Gaudêncio, enfermeira responsável pela gestão intermédia da Maternidade Bisssaya Barreto. O objectivo desta iniciativa é contribuir para a redução da utilização de fraldas descartáveis, diminuindo a sua quantidade nos contentores indiferenciados de resíduos urbanos.

Actualmente, 74 por cento das fraldas são depositadas em aterros sanitários e 26 por cento seguem para incineração, uma vez que não existem soluções de reciclagem em Portugal. As fraldas reutilizáveis são feitas em tecido, que pode ser de algodão, bambu ou de outros produtos naturais. Fecham com mecanismos de velcro ou molas e, depois de lavadas, podem voltar a ser usadas. A sua lavagem pode ser feita na máquina, a 40 graus e suportam cerca de 800 lavagens.

"A MBB tem um forte compromisso com o ambiente, mas sobretudo com a mãe e o seu bebé. Estamos aqui para retirar todas as dúvidas que possam surgir, a propósito das fraldas reutilizáveis, explicar que existem vantagens na sua utilização e que são perfeitamente seguras e adaptadas ao bebé", explica Ana Paula Gaudêncio.

O Projecto "Fraldinhas" resulta de uma parceria entre os Sistemas de Tratamento de Resíduos, a EGF e a Quercus e tem o objectivo de dar a conhecer e promover o uso de fraldas reutilizáveis, enquanto produto ecológico. Nesta semana, o Projecto Fraldinhas prevê a distribuição de 1.600 kits de fraldas alternativas às descartáveis, por todo o país.

Comentários