Rastreios auditivos gratuitos de Norte a Sul no Dia Mundial do Surdo

No próximo dia 28 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Surdo e a Amplifon, empresa de soluções auditivas, assinala a efeméride com a realização de rastreios auditivos gratuitos a toda a população nos Centros Amplifon de todo o país.
créditos: DR

O Dia Mundial do Surdo, integrado na Semana Internacional do Surdo, celebra-se todos os anos no mês de setembro.

Tem como objetivo informar sobre as dificuldades que as pessoas com esta limitação enfrentam diariamente, motivá-las a aprender linguagem gestual, disponibilizar os recursos necessários para pessoas com esta deficiência e promover os seus direitos e acesso à educação e tecnologias modernas.

Estima-se que 590 milhões de pessoas em todo o mundo tenham problemas de audição.

Devido à evolução demográfica tem-se verificado um progressivo envelhecimento da população e também um aumento de um conjunto de riscos para a surdez:

  • Hábitos e hobbies – Uso de auriculares, iPod e mp3. Prática de caça e tiro. Consumo ou inalação de substâncias tóxicas;
  • Riscos profissionais – Trabalhar em condições e ambientes ruidosos;
  • Riscos sócio-ambientais – Poluição sonora dos espaços públicos e poluição atmosférica;
  • Patologias – Doenças que podem agravar a perda auditiva (Ex: Diabetes e Colesterol).

Conscientes destes problemas, os especialistas aconselham a todas as pessoas, e em especial às pessoas com mais de 50 anos, a realizar rastreios auditivos com regularidade de forma a identificar precocemente este problema.

Os interessados em avaliar o estado da sua audição gratuitamente poderão fazê-lo durante o próximo dia 28 de setembro em qualquer Centro Amplifon.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários