Químicos proibidos em sabonetes antibacterianos são vendidos na Europa

Este artigo tem mais de 7 anos
O regulador da saúde nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), proibiu vários químicos utilizados nos sabonetes antibacterianos devido aos riscos que representam para a saúde. Na Europa, esses químicos estão presentes em sabonetes, pastas de dentes, desodorizantes e outros produtos de higiene pessoal.
Químicos proibidos em sabonetes antibacterianos são vendidos na Europa
Pixabay

Várias substâncias utilizadas nos sabonetes antibacterianos e cosméticos foram proibidas pela agência norte-americana que controla os alimentos e medicamentos, por poderem apresentar riscos para a saúde sem serem eficazes contra os micróbios.

A decisão, anunciada na sexta-feira (02/09), abrange 19 ingredientes, sendo os mais utilizados o triclocarban e o triclosan, suspeitos de serem disruptores endócrinos. "Os consumidores podem pensar que os sabonetes antibacterianos são mais eficazes para evitar os germes, mas não existe evidência científica de que sejam melhores que água e sabão comum", disse Janet Woodcok, diretora da divisão de drogas da FDA.

"De facto, alguns dados sugerem que os ingredientes antibacterianos podem fazer mais mal do que bem a longo prazo", acrescentou. A proibição não inclui produtos desinfetantes para mãos utilizados nos hospitais e em centros de saúde deste país.

Leia também: 10 hábitos pouco higiénicos que todos temos

Saiba ainda: 10 substâncias químicas prejudiciais à saúde

Veja isto: 15 erros que comete no banho

Espreite ainda: 10 coisas que fazemos na casa de banho e que não devíamos

Theresa Michele, que trabalha na área de cuidados pessoais da FDA, disse que a maioria dos produtos não médicos que estão no mercado contêm pelo menos um dos ingredientes proibidos. Os fabricantes têm um ano para cumprir as novas regras e alguns estão prontos para retirar dos seus produtos os ingredientes em questão, acrescentou a FDA em comunicado.

"Lavar as mãos com água e sabão é um dos passos mais importantes para evitar contrair uma doença e prevenir a transmissão de germes a outras pessoas", indica ainda.

No entanto, na União Europeia, esses químicos não são proibidos e estão amplamente presentes em sabonetes, pastas de dentes, desodorizantes e vários outros produtos de higiene pessoal.

triclocarban e o triclosan são considerados por alguns especialistas desreguladores endócrinos, podendo aumentar a resistência a antibióticos, por exemplo, embora no campo da ciência os estudos não sejam conclusivos.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar