De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja entre as 07h00 e as 13h00 de hoje, passando depois a aviso amarelo até às 19h00.

O 'Aviso Laranja' é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o 'Amarelo' significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros no litoral das regiões centro e sul até final da manhã, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e subida da temperatura máxima.

Leia também: 15 alimentos para não ficar de cama

Saiba ainda: Os 8 benefícios das castanhas

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 24 graus Celsius, no Porto entre 17 e 27, em Viana do Castelo entre 14 e 26, em Vila Real entre 12 e 22, em Viseu entre 13 e 23, em Bragança entre 10 e 21, na Guarda entre 10 e 20, em Coimbra entre 17 e 27, em Castelo Branco entre 15 e 25, em Santarém entre 15 e 27, em Évora entre 14 e 29, em Beja entre 15 e 28 e em Faro entre 19 e 27.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre 17 e 23 graus celsius.

Agitação do mar

A barra de São Martinho do Porto está hoje fechada a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Segundo a Marinha, a barra de São Martinho do Porto está hoje fechada a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte enquanto a do Douro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros.

A barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Segundo a Marinha, a barra marítima de Faro está condicionada a embarcações com comprimento inferior a 10 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, na costa ocidental ondas de oeste com 1,5 a 2 metros, passando a ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros a partir da tarde.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.