Proteção Civil emite aviso devido à chuva, neve e vento forte

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu esta quinta-feira um aviso à população na sequência das previsões do agravamento do estado de tempo, até ao final da manhã de sexta-feira, com chuva, neve e vento forte.

Em comunicado, a ANPC sublinha que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde de hoje, até ao final da manhã de sexta-feira.

Segundo o IPMA, a precipitação vai ser forte e persistente, sendo o período crítico entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira, nas regiões centro e sul, em especial no litoral, progredindo para norte, especialmente entre as 03h00 e as 09h00 de sexta-feira.

O vento vai soprar forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora (km/h) e os 100 km/h nas terras altas a acompanhar a progressão da precipitação, com possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de ventos, prevê o IPMA, além da queda de neve acima de 1.400 metros, durante o dia de hoje, a afetar as serras de Gerês, Montesinho e Estrela.

Para sexta-feira, a queda de neve desce para os 1.200 metros, com possibilidade de afetar também as serras de Montemuro e Marão, prevendo-se ainda agitação marítima, com a ondulação a atingir quatro a cinco metros na costa ocidental.

Comentários