O presidente do centro médico de Gorakhpur, o médico P.K. Singh, revelou que 42 crianças morreram no hospital nas últimas 48 horas, sete das quais por encefalite, escreve a agência de notícias Associated Press.

Nos dias 10 e 11 de agosto, 33 crianças morreram neste hospital alegadamente devido a uma falha no abastecimento de oxigénio. Ao todo, só em agosto, 217 crianças morreram por várias causas nesta unidade.

No entanto, os responsáveis pelo hospital justificam-se de outra forma: "O aumento de mortes ocorreu por causa de infeções sazonais". "Não há falta de oxigénio ou medicamentos no hospital. As crianças morreram por causa de complicações clínicas e não por negligência", acrescenta o presidente do centro médico de Gorakhpur.

Monções

Nesta altura do ano é habitual o aparecimento de casos de encefalite devido à época das monções, que ocorre entre junho e setembro. No entante, os especialistas alertam que, este ano, o número de casos da doença deve aumentar devido às fortes chuvas e inundações no Estado de Uttar Pradesh e Gorakhpur.

A encefalite já matou mais de 4.000 crianças e fez adoecer perto de 25.000 desde 2010 em Uttar Pradesh. Trata-se de um infeção aguda do encéfalo e provoca febre, vómitos, dores de cabeça e problemas de função cerebral como confusão, dificuldade em falar e convulsões. A doença pode deixar as crianças que sobrevivem com paralisias para toda a vida e graves problemas mentais.

Veja ainda: 15 doenças que ainda não têm cura