Praias em Carcavelos e Oeiras interditas a banhos por queixas de prurido

Recolhidas amostras da água do mar que estão a ser analisadas nos laboratórios da Polícia Marítima
11 de julho de 2013 - 07h31



A Praia da Torre, em Oeiras, está a ser monitorizada pelas autoridades marítimas devido à proximidade com a Praia de Carcavelos que, na quarta-feira à tarde, ficou interdita a banhos após queixas de banhistas.



Segundo fonte da Capitania do Porto de Lisboa, a Praia da Torre está a ser monitorizada apenas como "medida de prevenção".



"A praia não apresenta qualquer problema, mas estamos a monitorizar para garantir que não é afetada pelo que se está a passar na Praia de Carcavelos que é mesmo ao lado", revelou a mesma fonte à agência Lusa.



A agência Lusa teve informação por parte de banhistas de que a bandeira vermelha foi içada na Praia da Torre, impedindo os utentes de se banharem.



Ontem, a Praia de Carcavelos, em Cascais, esteve interdita a banhos por tempo ainda indeterminado, depois de vários banhistas terem apresentado "queixas de prurido".



O comandante da Polícia Marítima de Cascais, Dario Moreira, adiantou à Lusa que a decisão de içar a bandeira vermelha na Praia de Carcavelos surgiu depois de terem sido contabilizadas mais de duas dezenas de queixas de banhistas, sublinhando que nenhuma das queixas requereu assistência médica.




Esta quinta-feira, a Polícia Marítima levantou a interdição a banhos na praia de Carcavelos, Cascais, mas desaconselha a entrada no mar a pessoas “mais sensíveis” até haver resultados das análises à água.



A decisão de içar a bandeira vermelha foi tomada depois de terem sido contabilizadas mais de duas dezenas de queixas de banhistas.


O responsável adiantou que já foram recolhidas amostras da água do mar, que estão a ser analisadas e cujos resultados preliminares deverão ser conhecidos até ao final da semana.



A Câmara de Cascais emitiu já um comunicado a informar que está "a desenvolver todos os esforços para apurar a natureza de uma situação verdadeiramente anormal e imprevisível".



"A qualidade das água balneares de todas as praias do concelho de Cascais, atestada por análises regulares e por entidades independentes, é excelente e a prova disso mesmo é que Cascais está entre os municípios nacionais com mais Bandeiras Azuis, uma distinção da Associação Bandeira Azul da Europa", lê-se.



A autarquia apelou ainda aos munícipes para respeitarem as indicações dadas pelas autoridades.



SAPO Saúde com Lusa


artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários