Portugal sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Catorze distritos de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
créditos: LUSA/LUÍS FORRA

Devido ao tempo quente, com persistência de valores elevados da temperatura máxima, o IPMA colocou os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu sob aviso amarelo, com o alerta a vigorar entre as 01:00 e as 18:00 de hoje.

Também a Costa Sul e Norte do arquipélago da Madeira e Porto Santo mantêm o aviso amarelo dos últimos dias devido à previsão de persistência de valores elevados da temperatura máxima, entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 382 incêndios que foram combatidos por 7.850 operacionais, com o apoio de 2.021 meios terrestres e 125 aéreos.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior da região Centro durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No final do dia, prevê-se que o céu se torne geralmente muito nublado no litoral.

O vento tende a soprar fraco, soprando moderado (25 a 35 km/h) de nordeste nas terras altas do interior até ao início da manhã, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste durante a tarde.

Comentários