Pneumologistas reúnem-se para debater saúde respiratória em Portugal

Até 2025 vai haver mais 100 milhões de asmáticos
23 de outubro de 2013 - 09h13



Entre os dias 25 e 27 de outubro, Albufeira recebe o XXIX Congresso de Pneumologia, que conta com a presença de mais de 700 especialistas nacionais e internacionais.




“Novos caminhos para a Pneumologia em Portugal” é o mote do Fórum de discussão da saúde respiratória nacional. Temas como a Asma Brônquica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e Cancro do Pulmão serão durante três dias discutidos num debate multidisciplinar que não esquece as politicas de referenciação e prevenção da doença respiratória, que afeta mais de um milhão de Portugueses.




Uma das outras patologias com especial destaque será a Asma Brônquica, que constitui um importante problema de saúde cuja prevalência e gravidade se tem acentuado nas últimas décadas, principalmente nos mais idosos.


A nível mundial, a asma é uma das doenças crónicas mais frequentes, afetando cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.




As projeções mundiais para 2025 estimam um aumento de mais 100 milhões de asmáticos. Em Portugal os números apontam para uma prevalência de asma de cerca de 10 %, pelo que esta doença afeta aproximadamente 1 milhão de portugueses.


Vacina para o cancro do pulmão



A tão aguardada vacina para o Cancro do Pulmão será também abordada através de um painel que abordará novas possibilidades de prevenção no Cancro do Pulmão.




Os cerca de 4000 novos casos de cancro do pulmão que todos os anos surgem em Portugal continuam a ser um dos motivos para que este tema permaneça na base da discussão do combate ao tabagismo, que representa 80% da causa direta desta doença.




SAPO Saúde
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários