Ben Carter, de 13 anos, sofre de autismo profundo e só aceita beber a partir desta caneca, um modelo da marca britânica Tommee Tippee que já não é fabricado.

Um tweet postado por Marc Carter em Devon, Reino Unido, ganhou eco mundial e gerou reações até na Austrália, com várias pessoas a prometer enviar os seus copos usados para Ben.

A própria Tommee Tippee, que se apercebeu da campanha online, informou que já tinha posto uma equipa à procura do copo no arquivo de amostras de produtos.

A partir do perfil @GrumpyCarer, Marc escreveu no Twitter que o filho só usava aquele tipo de caneca desde os 2 anos e que não bebia a partir de mais nenhum copo. "Ben não bebe na escola desde os 5 anos, não bebe fora de casa, não podemos ir a lado nenhum sem este copo", afirmou. "As pessoas dizem que ele vai voltar a beber quando estiver com sede, mas as duas idas às urgências com desidratação grave mostram o contrário".

Leia isto: Terapia com cadela ajudou criança autista a viajar de avião

Saiba mais: Menino autista em quem ninguém pode tocar faz amizade instantânea com cão 

Veja ainda: 15 doenças que ainda não têm cura

Em entrevista à BBC, Marc contou que o filho está a usar o copo atual há três anos, mas a caneca já está a apodrecer e só deve durar algumas semanas. "O copo é o que o mantém vivo. Se perdermos o copo e se não conseguirmos encontrar outro, o Ben morre. Vai parar ao hospital, vai ser posto a soro e vai arrancar os tubos", garante o pai no apelo colocado online.

Várias pessoas chegaram a sugerir online uma reprodução semelhante a partir de uma impressora 3D. Outras ofereceram-se de imediato para enviar os modelos que ainda tinham em casa.

Pai de três filhos, Marc Carter ficou emocionado: "Algumas pessoas escreveram a desejar boa sorte e outras vasculharam os armários à procura do copo. Mas não me conhecem. Tem sido incrível e emocionante", comentou à referida estação de televisão britância.

Segundo Marc, cerca de sete copos substitutos já estão a caminho do seu endereço no Reino Unido. "Disse que pagaria pelos copos, mas as pessoas não aceitam", contou. "Ben vai precisar deste copo o resto da vida, vai ser ótimo ter algum stock".

Quem tiver uma caneca igual e quiser oferecer a Ben pode entrar em contato com Marc pelo Twitter @PMPProject.