De acordo com o responsável das Termas da Felgueira, Adriano Ramos, a distinção ocorreu na quinta-feira, no congresso da European Spas Association, em Sopot, na Polónia, onde se reuniram mais de 130 profissionais do setor, representando 18 países.

"Anualmente, a European Spas Association atribuiu os ESPA Innovation Awards, que distinguem a inovação. Este ano houve seis prémios e uma distinção especial que veio para as Termas da Felgueira, premiando o programa de tratamento das doenças obstrutivas pulmonares crónicas", explicou.

Adriano Ramos explicou que a originalidade do programa de tratamento das doenças obstrutivas pulmonares crónicas "está na combinação das diferentes especialidades utilizadas".

"Para além de termos as três técnicas médicas aplicadas pelo médico ao doente, sobretudo para as vias respiratórias superiores, pensámos no doente numa perspetiva global, tratando-o para o deixar melhor e preparando-o para o seu dia-a-dia fora das termas. Para além das técnicas tradicionais, incluímos nesse programa a ginástica respiratória dentro de água, a ginástica respiratória no ginásio e diversos ‘workshops’, onde ensinamos as pessoas a respirar e como reagir em caso de crise", descreveu.

Ao longo dos anos, as Caldas da Felgueira especializaram-se no tratamento das doenças das vias respiratórias quer superiores, como rinites e sinusites, quer das inferiores, como as asmas brônquicas ou as bronquites. O leque de tratamentos estende-se também às afeções músculo-esqueléticas.

"Como entendemos que as nossas águas têm mais potencial para as vias respiratórias, é nesta área que temos apostado mais. Cerca de 60 por cento dos nossos clientes, ou seja, cerca de 1.500 pessoas por ano, fazem tratamento às vias respiratórias nas Caldas da Felgueira", informou.

Mais recentemente, "o termalismo de Bem-Estar, a Estética e a Beleza tem sido a aposta desta empresa centenária, mas sempre inovadora".

"O último programa criado, 'In Shape Balance & Fit', combina os tratamentos tradicionais, como as massagens e hidromassagens, com o exercício físico no ginásio e a alimentação saudável, procurando a redução de volume e peso e a alteração dos hábitos alimentares", concluiu.