Novo fungo ameaça plantações de banana no mundo inteiro

A banana é o quarto alimento mais importante entre os países menos desenvolvidos
15 de abril de 2014 - 14h31



A Organização para a Alimentação e Agricultura exortou, na segunda-feira, os países, especialmente da América Latina, para reforçarem a prevenção de um novo fungo destrutivo das culturas de bananas conhecido por doença do Panamá.



Segundo a agência das Nações Unidas, a doença, denominada raça tropical TR4, descrita pela primeira vez no sul da Ásia, de onde recentemente se espalhou para África e o Médio Oriente, pode "potencialmente afetar os países da América Latina".



A propagação iria provocar uma ameaça à produção e exportação daquele fruto popular no sul da América, com repercussões graves para a cadeia de valor e meios de subsistência da população local.



Apesar de já existirem outras variantes da doença, a TR4 tem causado perdas significativas nas plantações de banana no sudeste asiático nas últimas duas décadas e recentemente foi relatada em Moçambique e na Jordânia.



Banana entre alimentos mais importantes



Segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO, na singla original), a banana é a oitava cultura alimentar mais importante no mundo e o quarto alimento mais importante entre os países menos desenvolvidos, pelo que "a disseminação da doença da banana "poderia ter um impacto significativo sobre os produtores, comerciantes e famílias que dependem da indústria da banana", disse Fazil Dusunceli, patologista de plantas da FAO.



"Os países precisam agir agora se quisermos evitar o pior cenário, que é a destruição em massa de grande parte da cultura da banana do mundo", avisou Fazil Dusunceli.

Comentários