FOTOS: Jessica Whelan - A fight against Neuroblastoma

Esta é a fotografia "mais difícil" para um pai tirar. As palavras são de Andy Whelan, pai de Jessica Whelan. A menina de quatro anos tem um neuroblastoma num estadio avançado que não responde aos tratamentos.

A imagem da criança em sofrimento (a primeira da galeria em cima) foi partilhada no Facebook por Andy. O britânico quer lançar um apelo global para a realidade dolorosa do cancro pediátrico.

Jessica foi diagnosticada com este tipo de tumor há um ano. O neuroblastoma é o cancro mais frequente na infância. Tudo começou com queixas de dores no pescoço e ombros. "Há uns dias foram-lhe dadas apenas semanas de vida, depois de uma batalha contra o cancro que dura há mais de 12 meses".

Depois de tratamentos de quimioterapia muito agressivos, veio a notícia de que o cancro continuava a alastrar. Para terminar com o sofrimento inglório, os pais decidiram suspender os tratamentos, a 12 de outubro, noticia o Daily Mail.

A fotografia foi colocada no Facebook no dia 29 de outubro. De acordo com a última publicação de Andy Whelan, o estado de saúde de Jessica degradou-se ainda mais depressa do que era esperado.

"Está naquele ponto em que a respiração é lenta e pesada (…) Sabemos agora que o tempo que vai estar connosco é tristemente curto", escreveu o pai no dia 6 de novembro.

É tarde para Jessica, mas não para outras crianças com cancro. "Esta fotografia serve o propósito de levar as pessoas a pensarem duas vezes sobre este mal e colocarem-se na pele e perceberam o que a doença faz a uma criança. É preciso investigar, é preciso encontrar a cura, temos permitido que isto aconteça há demasiado tempo", diz Andy. "Peço-vos, como um pai desfeito: é demasiado tarde para a minha filha, mas o cancro pediátrico precisa de ter cura. Nenhuma família devia passar por este inferno".

Leia também: 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Saiba mais: 10 coisas do dia a dia que causam cancro