Ministério da Saúde poupa 1 ME na compra de vacinas contra a gripe

Direção-geral da Saúde anunciou que pretende que 60% dos idosos sejam vacinados gratuitamente
18 de setembro de 2013 - 18h34



O Ministério da Saúde anunciou hoje ter conseguido poupar cerca de um milhão de euros na compra de vacinas contra a gripe em relação ao valor inicialmente previsto.



Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) indicam que “os procedimentos necessários à aquisição de vacinas” permitiram poupar perto de um milhão de euros.



Em resposta à Lusa, a SPMS indicou que o montante que será gasto este ano em vacinas contra a gripe sazonal estima-se em dois milhões de euros, quando o custo previsto inicial, antes do processo de aquisição, era de três milhões de euros.



Segundo a SPMS, o valor/dose das vacinas é de 2,99 euros.



A campanha de vacinação vai arrancar a 1 de outubro, com a disponibilização gratuita nos centros de saúde de mais de um milhão de doses de vacinas para todos os que têm idade igual ou superior a 65 anos, tal como para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições



A Direção-geral da Saúde já tinha anunciado que pretende que 60% dos idosos sejam vacinados, mantendo por isso, pelo segundo ano, a gratuitidade da vacina neste grupo etário, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.



A partir de outubro, as vacinas estarão também disponíveis nas farmácias mediante receita médica e com comparticipação, devendo as receitas prescritas ter uma validade alargada.



SAPO Saúde com Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários