Cresceram lado a lado, na mesma rua, mas em portas diferentes e nas famílias erradas. David Tait e o melhor amigo e vizinho Leon Swanson nasceram com uma diferença de três dias no Norway House Hospital, em 1975, e acabaram trocados na altura de serem entregues às famílias.

Só 41 anos depois, Tait e Swanson, ambos oriundos de famílias indígenas, descobriram que os pais biológicos viviam na porta ao lado: a mãe de Swanson criou Tait e a mãe de Tait criou Swanson.

Segundo a CBS, as dúvidas começaram quando os dois amigos se depararam com as semelhanças que tinham com as famílias com que não cresceram. Intrigados com as dúvidas, fizeram um teste de ADN que confirmou as suspeitas.

Leia também: 10 hábitos pouco higiénicos (que todos temos)

Saiba ainda: 10 mutações genéticas que lhe dão autênticos superpoderes

O Governo local já tomou conhecimento do caso, que considera a troca um crime e não um erro hospitalar.

Numa conferência de imprensa repleta de emoções à flor da pele, os dois amigos dizem ter ganho uma nova família, mas vão continuar a considerar como pais quem os criou.

Swanson e Tait vivem numa pequena vila onde a maioria dos cinco mil habitantes são de origem indígena.

Este não é o primeiro caso de troca de bebés no Norway House Hospital. No ano passado, dois outros homens descobriram que foram trocados na mesma unidade, também em 1975.