Megacentro de investigação abre em Lisboa para testar fármacos

Um novo centro de investigação clínica vai funcionar a partir de outubro no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para desenvolver ensaios na área da oncologia, cardiologia, diabetes e neurologia.

A informação é noticiada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias. Lisboa vai ter um megacentro dedicado à investigação clínica, que vai ocupar o sétimo piso do Hospital de Santa Maria de Lisboa. As obras já estão completas, com um custo a rondar os 300 mil euros, refere o jornal.

Só na oncologia, o Centro de Investigação Clínica (CIC) poderá vir a colocar um quinto dos seus doentes em ensaios clínicos com novos medicamentos, o que poderá abranger 200 pessoas por ano.

Carlos Martins, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, diz que a meta "é garantir mais possibilidades de tratamento, em especial em áreas onde já não existem", cita o referido jornal.

Ao mesmo tempo, o responsável acrescenta que o centro pretende "trazer tratamentos inovadores, dar formação a profissionais e valorizar os currículos dos clínicos".

O instituto vai funcionar em estreita parceria com três instituições: o Hospital de Santa Maria, o Instituto de Medicina Molecular e a Faculdade de Medicina de Lisboa.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários