Médicos do Mundo entrega bicicletas para apoio a doentes com HIV/SIDA em Moçambique

ONG portuguesa desenvolve projeto de Saúde no norte do país africano

A organização não-governamental portuguesa Médicos do Mundo internacional entregou na segunda-feira 15 bicicletas simples e duas do tipo ambulância, ao governo do distrito de Mossuril, no norte de Moçambique, para apoio a doentes com HIV/SIDA.

A Médicos do Mundo está a desenvolver um projeto trienal de tratamento e cuidados domiciliários aos doentes de SIDA nos distritos de Monapo, Ilha de Moçambique e Mossuril, todos na província de Nampula.

O projeto, desenvolvido de forma faseada, visa a formação de ativistas, distribuição de bicicletas, ambulâncias e de medicamentos básicos para o tratamento de doentes.

Mónica Correia, coordenadora de Saúde da Médicos do Mundo, garantiu que a organização vai continuar a combater a propagação da doença na sua zona de atuação, através de ações de sensibilização das comunidades e de formação em educação para saúde e cuidados domiciliários.

Nesta área, prevê-se que, até 2015, sejam formados 300 professores, 45 ativistas e 60 técnicos de saúde.

Mossuril localiza-se na região costeira da província de Nampula, com uma taxa de seroprevalência na ordem dos 2%, mas tendência para aumentar, como referiu a administradora do distrito, Nerina Jone.

08 de janeiro de 2012

@Lusa

Comentários