De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a ilha da Madeira estão sob Aviso Laranja devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir os 09 a 10 metros.

Os distritos de Setúbal, Beja e Faro estão também sob Aviso Amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada e vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu também Aviso Amarelo de agitação marítima para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

“Hoje, vamos continuar com precipitação tanto no continente como na Madeira, precipitação por vezes forte especialmente na região sul hoje e também amanhã [terça-feira]. A região sul vai ser a região onde a probabilidade de precipitação forte é maior”, disse à Lusa Ângela Lourenço.

Leia também: 15 alimentos para não ficar de cama

Saiba ainda: Os 8 benefícios das castanhas

A especialista do IPMA salientou que está previsto vento por vezes forte em particular nas terras altas e no litoral. “Temos também avisos de precipitação para Setúbal, Beja e Faro, onde a situação poderá ser mais complicada. Há também avisos para a agitação marítima. Toda a costa ocidental está sob aviso, neste momento o laranja, que irá entretanto terminar e passar a amarelo”, disse.

Instabilidade

“O Norte e o Centro do continente vão ser mais poupados, mas nestas situações com muita instabilidade, trovoadas, é difícil delimitar as zonas onde a probabilidade é maior. A região Centro poderá ter situações de precipitação mais intensa, mas a sul do rio Tejo será uma situação mais complicada. É possível que ao longo do dia de hoje os avisos possam ser alterados”, afirmou. Segundo Ângela Lourenço, o aviso de precipitação está em vigor até terça-feira, altura em que se prevê uma melhoria do estado do tempo, com chuva mas mais fraca e menos frequente.

No que diz respeito à Madeira, a meteorologista adiantou que há avisos laranja e amarelo em vigor de agitação marítima, precipitação e vento. O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o 'Amarelo' significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

“Quanto às temperaturas, não há variações muito significativas tanto hoje como amanhã (terça-feira), embora amanhã possam subir um pouco. A tendência aponta para uma subida significativa sim mas para quarta e quinta-feira. Podemos ter novamente temperaturas mais típicas de final de verão”, concluiu.

Aviso vermelho dos Açores. Ondas de 10 metros.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), mantém-se até às 06h00 de segunda-feira (hora local, menos uma do que em Lisboa) o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.

O aviso vermelho significa uma "situação meteorológica de risco extremo". Preveem-se ondas de nove a 10 metros de altura, que podem atingir os 18 metros, em especial na costa norte.

A partir das 06h00 e até às 12h00 estará em vigor nestas duas ilhas, pelo mesmo motivo, um aviso laranja, o segundo mais grave (que anteriormente iria durar até às 16h00).

O grupo oriental ficará depois sob aviso amarelo (o terceiro na escala) devido a agitação marítima (até às 21h00). Há ainda um aviso deste nível relativo ao vento (desde esta noite até às 09h00).

No grupo central – Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa – há um aviso laranja devido a agitação marítima que estava previsto terminar às 07h00, mas vai ser levantado às 06h00.

Segue-se um aviso amarelo até às 12h00 pelo mesmo motivo e as cinco ilhas. O grupo central é ainda abrangido pelo mesmo aviso de vento do que o grupo oriental.

A Proteção Civil alerta para a necessidade de tomar medidas de prevenção, como não praticar modalidades relacionadas com o mar (incluindo passeios à beira-mar) e não despejar lixo em ribeiras.