“(...) Utilizando para o efeito verbas do Plano Recuperação e Resiliência (PRR), adquiriu 70 novos equipamentos de espirometria, permitindo, desta forma, que, até à presente data, 3.274 milhões utentes da região possam usufruir, gratuitamente, deste meio de diagnóstico, em serviço de proximidade, junto das suas Equipas de Saúde Familiar das unidades onde estão inscritos”, avança a Administração de Saúde do Norte (ARSN), em comunicado.

Este número corresponde a 86% dos utentes inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região - 21 ACES e três Unidades Locais de Saúde (ULS) – sendo que a todos os agrupamentos estão a realizar este exame de diagnóstico nos Cuidados de Saúde Primários.

A espirometria é considerada um dos exames mais úteis para o diagnóstico de doenças do foro pulmonar ou respiratório, onde se inclui a Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e prevenção de doenças provocadas pelo Tabagismo.

Para a sua realização, a ARSN, está a contratar, desde setembro, técnicos de cardiopneumologia.

Com este investimento, sublinha aquela administração regional, “as populações da região mais distantes e com maiores dificuldades, evitam deslocações penosas e custos associados para a realização dos exames em apreço”.