Na véspera do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, assinalado a 15 de outubro (sábado), a UNICEF alerta para a morte de mais de 300.000 crianças com menos de cinco anos em 2015 em todo o mundo devido a infeções diarreicas relacionadas com o acesso precário a água potável e saneamento – cerca de 800 crianças por dia.

No entanto, muitas destas mortes poderiam ter sido evitadas através do simples gesto de lavar as mãos com sabão, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

"Todos os anos, 1,4 milhões de crianças morrem devido a doenças maioritariamente evitáveis como a pneumonia e a diarreia", refere o diretor dos Programas de Água, Higiene e Saneamento da UNICEF, Sanjay Wijesekera.

"Estes são números impressionantes, mas podem ser largamente reduzidos através do trabalho com as crianças e famílias para que adotem uma solução muito simples: lavar as mãos. Nós sabemos, por exemplo, que lavar as mãos com sabão antes das refeições e depois de usar a casa de banho pode reduzir a incidência de infecções diarreicas em 40 por cento", alerta em comunicado.

A prática adequada da lavagem das mãos contribui igualmente para o desenvolvimento saudável das crianças, mantendo-as na escola. Este hábito aumenta de facto a frequência escolar, já que reduz o alastramento de doenças evitáveis, o que significa que as crianças não ficam doentes em casa.

"A lavagem das mãos faz sentido como uma das principais medidas. É uma forma de evitar doenças nas crianças – é simples, de baixo custo e salva vidas", afirma Sanjay Wijesekera.

Haiti, um caso preocupante

No Haiti, um país com infrastruturas de água e saneamento débeis e onde os surtos de cólera persistem, as suspeitas de casos de cólera e diarreia aguda aumentaram drasticamente desde o furação de 4 de outubro.

"É um verdadeiro pesadelo para todas as pessoas", afirma Marc Vincent, representante da UNICEF no Haiti. "Menos de duas semanas depois da passagem do furação, a cólera pode estar a espalhar-se em zonas onde anteriormente praticamente não existia e a diarreia está a afectar crianças que já estavam muito vulneráveis. É essencial agir de imediato – a saúde das crianças está em risco", explica.

Dados que nos fazem pensar

  • 1 grama de matéria fecal contém 100 milhões de bactérias.
  • Uma em cada cinco pessoas no mundo lava as mãos depois de usar instalações sanitárias.
  • Todos os anos, 1,7 milhões de crianças morrem antes dos cinco anos devido a doenças diarreicas e pneumonias.
  • Quando as crianças lavam as mãos com sabão depois de irem à casa de banho e antes de comer estão a reduzir o risco de contrair doenças diarreicas em 40%.
  • Infeções respiratórias agudas como a pneumonia são a principal causa de morte de crianças menores de cinco anos.