Madeira sob aviso amarelo devido ao calor

A costa sul da Madeira mantém-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a costa sul da Madeira está sob aviso amarelo desde as 18:00 de terça-feira e até às 18:00 de hoje devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas terras altas, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando do quadrante sul nas terras altas.

Para o continente, a previsão é de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até ao final da manhã. Prevê-se também vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h), de nordeste nas terras altas até ao final da manhã e para o final do dia, e de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde. A previsão aponta ainda para uma pequena subida de temperatura.

Já para os Açores, estão previstos nas ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental) períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, com possibilidade de aguaceiros durante o dia e períodos de chuva a partir da noite.

Para as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) são esperados períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros fracos.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários