Maços de tabaco vão ter imagens chocantes

Imagens de choque vão juntar-se às frases sobre os malefícios de tabaco segundo a proposta de lei que esta sexta-feira é debatida na Comissão Parlamentar de Saúde.

Depois das frases de alerta para os malefícios do tabaco, vão chegar a Portugal as imagens de choque nos maços de cigarros.

Se a proposta de lei do Governo for aprovada em Assembleia, os fumadores portugueses vão ter que se habituar a comprar maços com fotografias chocantes, como as de um pai e uma mãe junto ao caixão de um nado-morto e cadáveres ou doentes em fase terminal, só para citar alguns exemplos.

O Governo está apostado em afastar os portugueses do vício do tabaco e a proposta pretende alertar os fumadores para os malefícios dos cigarros.

Ao todo, são 42 imagens sugeridas pelo Governo.

O Governo prevê ainda acompanhar as imagens de frases igualmente marcantes, como "Fumar pode matar o seu filho antes de ele nascer", "Fumar provoca cancro da boca e da garganta" ou "Fumar Provoca Cegueira".

Ainda de acordo com a proposta de alteração à lei, as advertências deverão cobrir 65% dos maços de cigarros, em ambas as faces.

Em dezembro de 2012, a Austrália foi pioneira em todo o mundo, ao adotar uma medida semelhante.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários