Luís Vaz - entrevista

O nadador do Famalicão frequenta a CMEP - Clínica Médica do Exercício do Porto

ENTREVISTA:

Como ficou a conhecer o conceito de exercício desta clínica?

Esta Clínica foi-me referenciada quer pela Associação de Natação do Norte de Portugal, quer pelo meu treinador. Assim que lá fui, percebi que debaixo do mesmo local posso ser aconselhado médico-desportivamente para atingir os meus objectivos, ou seja, desde o planeamento da carga física orientado pelo Dr. Jaime Milheiro, aos aconselhamentos de nutrição, suplementação, fisiologia, etc.

Desde quando pratica este tipo de orientação clínica?

Esta orientação é muito recente, cerca de 1 mês, no entanto e por obra do destino, não se remeteu à orientação médico desportiva e alta performance, estou também a efectuar fisioterapia devido a uma queda que dei na piscina.


Quais as diferenças que sentiu mental e fisicamente?

Pelo reduzido tempo que estou na CMEP, e apesar de ainda ser cedo para identificar as diferenças, posso sim dizer que espero os melhores resultados e ajuda nos desafios que se avizinham: - Campeonato do Mundo e Jogos Olímpicos

Quais as implicâncias que este tipo de exercício teve no seu estilo de vida?

Após ter entrado neste projecto tive já aconselhamento por parte do Professor José Soares (Fisiologista do Exercício) e do Dr. Jaime Milheiro (médico especialista em medicina desportiva) sobre os meus hábitos alimentares, de treino, de repouso e, penso que em conjunto com o meu treinador Professor Pedro Faia, poderemos fortalecer a minha performance.

Considera serem planos de exercício completos ou acrescentava algo mais?

Pelo facto de a minha frequência da CMEP ser muito recente, os meus planos de exercícios ainda não foram alterados, no entanto Já fiz a prova de esforço cardiopulmonar com análise de gases expirados, e outras avaliações médicas-desportivas, cujos resultados irão dar ao Dr. Jaime Milheiro uma realidade do meu estado físico, permitindo então ajustar, em conjunto com o meu treinador, os planos de treinos.

Qual o exercício que gosta mais de praticar nesta clínica e porquê?

Tenho alguma preferência pelos exercícios executados no aparelho isocinético “Humac Norm”, que me permite aumentar a minha capacidade de força em alguns movimentos fundamentais na natação.

Abril 2011

SAPO

Comentários