Kit de diagnóstico precoce de cancro oral vence Prémio do Jovem Empreendedor

Um kit de diagnóstico precoce de cancro oral venceu o 16.º Prémio do Jovem Empreendedor, promovido pela Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), foi hoje anunciado.

Denominado Blue Stain, o kit permite a colheita de células do corpo e a sua análise em apenas alguns minutos e é uma inovação desenvolvida pela startup Targetalent, instalada em Paredes, distrito do Porto.

Fonte da ANJE afirmou hoje à Lusa que este kit “direciona-se, sobretudo, para o diagnóstico do cancro oral”, que é feito através da recolha de células do corpo e a sua análise imediata, com recurso a um interface digital.

“O plano de negócios desta startup especifica um investimento de 200 mil euros, valor já assegurado por dois investidores ('business angels')”, acrescentou a mesma fonte.

Liderada por Paula de Melo Alves e Francisco Ferreira, a empresa de Paredes apresentou a entidades de capital de risco o conceito deste kit considerado inovador em novembro do ano passado, no âmbito da 16.ª Feira do Empreendedor.

Na cerimónia de entrega dos prémios da ANJE, que decorreu na noite de quinta-feira no edifício da Alfândega, no Porto, foi também atribuída uma menção honrosa à Peekmed, que detém uma solução tecnológica (software) para o planeamento 3D da cirurgia ortopédica.

Comentários