Jovem nadadora britânica morre com infeção provocada pelo tampão

Jemma-Louise Roberts, uma nadadora de 13 anos, morreu em Inglaterra devido a uma infeção provocada por um tampão que usou para que pudesse treinar.
créditos: PixaBay

A adolescente competia em diversos campeonatos juniores de natação e treinava todos os dias.

O caso aconteceu em março de 2014, mas a causa da morte só foi revelada esta quarta-feira. A infeção adquirida por Jemma-Louise Roberts, a síndrome do Choque Tóxico, foi provocada por uma bactéria ligada ao uso de tampões.

A síndroma de choque tóxico, apesar de rara, é uma infeção bacteriana grave e fatal que pode acontecer com o uso de tampões, principalmente quando são usados por longos períodos de tempo. Por isso, aos primeiros sintomas deve recorrer-se à urgência e mencionar a utilização do tampão.

"Se soubéssemos sobre esta doença, poderíamos ter evitado que [Jemma-Louise] morresse", comentou a mãe de Jemma, Diane Roberts, citada pela imprensa britânica.

Os sintomas de Jemma começaram quando a família estava de férias. Depois de lhe ser diagnosticada uma gastroenterite viral, os médicos aconselharam-na a ficar longe de hospitais para diminuir o risco de contágio.

Mas a família voltou a levar a menina à urgência quando o estado de saúde da mesma se deteriorou, acabando por ficar internada num hospital pediátrico com ventilação por falência cardíaca e respiratória.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários