Iogurtes da Danone Portugal são feitos com leite de produtores nacionais

O leite usado na fábrica de Castelo Branco é 100% português e tem origem em cerca de 20 produtores
18 de março de 2013 - 17h30



A Danone Portugal não importa produtos da Roménia e só fabrica iogurtes com leite de produtores nacionais, produzindo cerca de 75% dos iogurtes vendidos no mercado português, disse fonte da empresa.



A reação da Danone Portugal surge depois de a multinacional anunciar a retirada de alguns produtos lácteos comercializados no mercado romeno, após a descoberta de aflatoxina, substância que pode ter efeitos cancerígenos, no leite entregue por um fornecedor.



Segundo uma fonte da Danone, o leite usado na fábrica de Castelo Branco é “100% português” e tem origem em cerca de 20 produtores.



“A Danone Portugal não importa qualquer tipo de produto da Roménia”, acrescentou.



As autoridades sanitárias romenas estão a realizar desde 07 de março uma campanha de fiscalização do leite de várias quintas e centros de tratamento, depois de terem sido descobertos alguns lotes com um limite de aflatoxina superior ao autorizado.



Os resultados definitivos da campanha de controlo devem ser conhecidos até ao final da semana.



No entanto, a quantidade do leite contaminado descoberto foi mínima: 0,2% da produção diária de 20.000 toneladas, indicou a agência local para a segurança alimentar (ANSVSA).



No final de fevereiro, a Sérvia, a Croácia e a Bósnia já tinham retirado do mercado leite suspeito de conter aflatoxina.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários