Hospital Santa Maria aloja dados sobre prescrição eletrónica e registo utentes

Hospital de Santa Maria possui requisitos que garantem a segurança e confidencialidade de dados
19 de junho de 2013 - 15h19



O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai alojar os dados da prescrição eletrónica e do Registo Nacional de Utentes, os quais são geridos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).



Esta cooperação consta de um protocolo assinado entre as duas instituições e visa a “otimização do alojamento dos sistemas de informação da saúde”, de acordo com informação disponibilizada pelos SPMS.



Segundo o acordo de concertação, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria (CHLN-HSM) vai disponibilizar um espaço no seu centro de dados para a alocação das infraestruturas de tecnologias de informação críticas geridas pela SPMS.



Numa primeira fase, prossegue o comunicado dos SPMS, será implementada uma solução referente à desmaterialização da prescrição eletrónica e será instalado o Registo Nacional de Utentes (RNU).



Segundo os Serviços, “o polo tecnológico do Hospital de Santa Maria possui todos os requisitos que garantem a segurança e confidencialidade de dados, ficando a SPMS com o necessário controlo técnico no acondicionamento dos sistemas de informação, indispensável ao regular funcionamento dos mesmos”.



O acordo é um “instrumento fundamental para o crescimento, consolidação e melhoria da resiliência das infraestruturas da SPMS, envolvendo o CHLN, como instituição de referência, na prossecução do objetivo de reutilização sustentada da capacidade existente nas entidades do Ministério da Saúde, e no plano da integração e preparação para suporte de novas tecnologias”.



Lusa
artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários