Hospital de São João vai acolher Centro Europeu de Medicina Translacional

O Centro Hospitalar de São João, do Porto, anunciou ter recebido um reforço orçamental de três milhões de euros destinados à comparticipação nacional do projeto de criação em Portugal de um Centro Europeu de Medicina Translacional (CEMT).
créditos: LUSA

A Medicina Translacional tem como objetivo promover a transição dos resultados da investigação para a prática clínica.

Contactada pela Lusa, fonte do Hospital de São João disse que o projeto custará cerca de “20 milhões de euros”, não sendo ainda conhecido o prazo para o arranque e a entrada em funcionamento do novo centro.

De acordo com a mesma fonte, este centro, que será único na Europa, unirá tecnologias de ponta na análise de grandes volumes de dados, com equipamentos inovadores de diagnóstico e análise do corpo humano e uma equipa multidisciplinar de clínicos, cientistas, professores universitários e empresas de excelência que irão desenvolver soluções e metodologias inovadoras para apoiar a prática de uma ‘Medicina de Precisão’”.

O objetivo é “dotar os clínicos dos instrumentos mais inovadores para lhes permitir tratar os seus pacientes de uma forma muito mais precisa e eficaz, com menos efeitos adversos, mais segura e custo-efetiva”, referiu a fonte.

Resultados promissores

“Este novo paradigma da medicina já se encontra bastante avançado nos Estados Unidos e tem apresentado resultados promissores”, sublinhou.

Comentários