“No Hospital de Aveiro, em termos de eficiência energética e ambiental, as intervenções permitirão o aumento da classe energética de D para B- e uma redução na ordem de 30% face aos consumos atuais”, adianta uma nota informativa hospitalar.

Segundo a informação avançada pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que compreende os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, foi aprovada a candidatura do projeto que apresentou a financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para a melhoria da “Eficiência Energética no Hospital de Aveiro”.

“O projeto visa a implementação de medidas de racionalização de consumos energéticos e redução de emissões de CO2, decorrentes da auditoria energética realizada em 2016”, refere uma nota informativa hospitalar.

O valor total do investimento é de 2.6 milhões de euros, sendo financiado pelo POSEUR em 2,4 milhões de euros e o remanescente garantido por autofinanciamento do Centro Hospitalar.

A execução do projeto decorrerá num período de 21 meses, a iniciar em setembro, compreendendo diversas áreas que incluem a substituição geral da iluminação (sistema LED), o isolamento térmico da cobertura, a modernização da central térmica e a instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos para autoconsumo.

“O investimento possibilitará, além dos benefícios internos de redução de consumos, alinhar o CHBV com a Estratégia Europa 2020 no que respeita a um crescimento sustentável e com o Ministério da Saúde e Administração Regional de Saúde do Centro, no âmbito do Plano Estratégico do Baixo Carbono e do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública”, conclui o texto.