Hospitais de Leiria disponibilizam novas técnicas para tratamento da dor

O Centro Hospitalar de Leiria anunciou a disponibilização de novas técnicas terapêuticas para o tratamento não farmacológico da dor, como a mesoterapia ou a acupuntura.
créditos: AFP

Numa nota de imprensa, aquela unidade de saúde informa que “mesoterapia, acupuntura, eletroterapia, massagens e várias técnicas não invasivas, como bloqueios epidurais e plexos, integram as novas opções acessíveis aos doentes seguidos na Unidade de Dor do CHL e que as podem realizar após avaliação e diagnóstico médico”.

Citada na mesma nota de imprensa, a diretora do Serviço de Anestesiologia e Unidade de Dor do CHL, Elisabete Valente, afirma que os doentes “vão passar a ter acesso, não só a tratamentos farmacológicos, mas também a terapêutica não farmacológica”.

“Estamos a começar esta atividade há cerca de um ano e esperamos desenvolver esta vertente terapêutica em doentes com dor”, refere a responsável, adiantando que estes “tratamentos não farmacológicos são efetuados pela equipa médica e de enfermagem da Unidade de Dor”.

A mesoterapia é um ramo recente da medicina clássica, que tem vindo a ser utilizada com bons resultados no tratamento de várias patologias do foro musculoesquelético, esclarece o centro hospitalar.

“Esta técnica consiste na administração de uma mistura de fármacos, em pequenas quantidades, por meio de múltiplas injeções intradérmicas aplicadas no local exato onde a ação terapêutica é desejável”, acrescenta o CHL.

Comentários