“A contra-análise feita à qualidade da água, pedida com urgência pelo município de Alcobaça não detetou quaisquer tipos de irregularidades”, divulgou a câmara de Alcobaça num comunicado em que afirma que “a interdição de banhos na praia Paredes de Vitória será retirada na tarde de hoje”.

Os banhos, na praia de Paredes da Vitória, na freguesia de Pataias, concelho de Alcobaça, foram desaconselhados na quinta-feira pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), na sequência de análises que apontavam para a “ocorrência de contaminação microbiológica” da água do mar, explicou à agência Lusa o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricha.

O aviso foi afixado na praia na manhã de quinta-feira e os banhistas foram aconselhados pelos nadadores-salvadores a não entrarem na água para evitar o contacto com eventuais bactérias, até que fosse conhecido o resultado da contra-análise.

Durante a tarde, o aviso foi reforçado com o hastear da bandeira vermelha, não apenas por os banhos serem mas também, segundo o mesmo comandante, “devido ao estado do mar”.

De acordo com o comunicado da autarquia o aviso deixará de estar em vigor na tarde de hoje, informação que a Lusa tentou confirmar, sem sucesso, junto da APA.

A Praia de Paredes da Vitória é uma das praias do concelho de Alcobaça galardoadas com a Bandeira Azul desde 2011.