Já várias vezes pensou em fazer uma cirurgia estética, mas assusta-o(a) não saber de antemão qual resultado?

O Earfold é um novo implante que surge como alternativa à cirurgia: também corrige de maneira permanente as orelhas de abano, mas a intervenção demora apenas 20 minutos, é feita com anestesia local, tem menos riscos e complicações pós-operatórias e não é necessário usar uma ligadura à volta da cabeça.

O EarFold é o primeiro dispositivo médico para corrigir as orelhas descoladas com uma técnica minimamente invasiva; é alternativa à cirurgia habitual, a chamada otoplastia, uma vez que, também corrige as orelhas de maneira permanente.

Atualmente a Clínica FACCIA, em Lisboa, dispõe de vários sistemas que permitem prever a aplicação deste implante. Esta clínica é a única em Portugal que dispõe deste sistema de tratamento das chamadas orelhas de abano, também designadas de orelhas descoladas, sem recorrer a um processo cirúrgico, sempre mais doloroso.

A Clínica FACCIA e o médico Miguel Andrade, cirurgião plástico e diretor clínico da unidade, são os embaixadores do EarFold em Portugal.

Orelhas descoladas

Os estudos disponíveis revelam que 5% da nossa população tem orelhas descoladas e mais de metade admite ter sofrido troças relativamente ao tamanho e à forma das suas orelhas. "Para muitas pessoas, trata-se de um complexo que reduz a sua auto-estima e por isso procuram uma solução estética; contudo, nem todos se atrevem a fazer uma otoplastia, por causa dos riscos e das complicações que pode acarretar e do tempo de recuperação", frisa Miguel Andrade.

Este tratamento é "uma intervenção mínima com tratamento ambulatório que apenas requer 2-3 pontos, e muitos pacientes com orelhas descoladas, que sofrem de complexos desde há anos devido ao seu aspeto físico, interessar-se-ão por este implante", acrescenta Miguel Andrade. Segundo este especialista,  a maior preocupação destas pessoas é o resultado final, uma questão que na otoplastia é sempre difícil de prever, uma vez que depende de fatores que nem sempre se podem controlar.