Há mais cinco doenças causadas pelo tabaco

Fumar é pior do que se pensava. Um estudo norte-americano concluiu que há mais cinco doenças entre o já vasto leque de patologias provocadas pelo tabaco.
créditos: AFP PHOTO / Andrej ISAKOVIC

Às cerca de 6 milhões de mortes por ano imputadas ao tabaco devem ser acrescentadas pelo menos mais 60 mil só nos Estados Unidos. Um estudo norte-americano, financiado pela sociedade americana do cancro, veio juntar, pelo menos, mais cinco doenças à lista de afeções causadas pelo tabaco.

Antes deste estudo, realça o jornal New York Times, o tabaco era já considerado responsável por cerca de meio milhão de mortes, todos os anos, fruto de 21 doenças diferentes, a maioria diferentes tipos de cancro.

Segundo a nova investigação, que analisou mais de mil fumadores de ambos os sexos, nos anos 2000 e 2001, o tabaco também contribuiu para casos de insuficiência renal, isquemia intestinal, além de aumentar a vulnerabilidade a doenças infetocontagiosas, cardíacas e pulmonares.

Brian D. Carter, epidemiologista e principal autor do estudo publicado no The New England Journal of Medicine, considera que as conclusões do estudo realçam que o tabaco é uma "epidemia" para a qual é importante continuar a delinear políticas de saúde pública.

Graham A. Colditz, da Universidade de Medicina de St. Louis, em Washington, num texto que acompanhava a divulgação do estudo, realçava que os resultados devem levar as autoridades a ponderar novas formas de apoiar fumadores a seguirem terapias de cessação tabágica.

Comentários