O prémio, no valor de 50 mil euros, servirá para criar um alojamento de fins de semana para pessoas com deficiência intelectual, de forma a promover a sua autonomia e apoiar os seus cuidadores, bem como para um serviço inovador que inclui atividades artísticas e desportivas, envolvendo parceiros da rede social e empresas locais.

O Prémio BPI Capacitar é lançado anualmente desde 2010, este ano com 700 mil euros, para apoiar pessoas com deficiência. Nesta sétima edição recebeu 305 candidaturas, tendo a da Fundação AFID Diferença merecido o primeiro lugar, juntamente com a Associação Oncológica do Alentejo – AOAL. Outras 17 instituições receberam menções honrosas.

Ainda no passado dia 5 de dezembro, a Fundação AFID Diferença recebeu o Selo de Excelência do Troféu Português do Voluntariado, uma iniciativa levada a cabo pela Confederação Portuguesa do Voluntariado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

“É para nós uma honra receber estes prémios. Há 31 anos que trabalhamos em prol da inclusão e para derrubar barreiras na nossa sociedade. Queremos dar seguimento a este trabalho e por isso só podemos estar muito felizes com estas distinções", explica a fundação em comunicado.

A AFID atende, hoje em dia, perto de 1500 pessoas, entre pessoas com deficiência, pessoas idosas e crianças, contando com um total de 211 colaboradores.