Fogos florestais: Alunos da UPorto ganham prémio europeu com sistema de deteção de incêndios

O projeto de deteção eficaz de fogos florestais, de uma equipa de alunos da Universidade do Porto, venceu a competição europeia Junior Achievement, foi hoje anunciado.

É a primeira vez que uma equipa portuguesa vence a competição europeia desta organização de programas de educação em empreendedorismo, tendo competido com 14 equipas de dez países europeus.

Os alunos da universidade do Porto desenvolveram um conceito inovador para a deteção mais eficaz dos fogos florestais, usando tecnologias de ponta a um preço competitivo para uma gama variada de aplicações.

A criatividade da empresa FLICKS, criada pelos alunos, consiste em fornecer serviços avançados para deteção de incêndios numa vasta gama de aplicações, através de um sistema composto por sensores multi-espectrais.

O projeto reduz substancialmente o tempo de deteção dos incêndios através de um sistema integrado composto por unidades de deteção autónoma que comunicam entre si e com centrais via “wireless”.

A equipa de alunos tem por objetivo ser líder no fornecimento de serviços e desenvolvimento de sistemas avançados para a deteção de incêndios.

14 de julho de 2011

Fonte: Lusa

Comentários