Estima-se que ocorra, a nível mundial, uma fratura osteoporótica a cada três segundos. A partir dos 50 anos de idade, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens sofrerão uma fratura até o final da vida. Para as mulheres, o risco de fratura de anca é maior do que o risco de cancro de mama, ovário e do útero combinados. Aproximadamente 50% das pessoas que sofreram uma fratura osteoporótica sofrerão outra, com o aumento do risco de novas fraturas com cada ocorrência.

Mas se é a partir dos 50 anos que mais se fazem notar os efeitos da osteoporose, é desde a mais tenra infância que se deve prevenir os problemas, sendo na adolescência que se acumula metade da massa óssea. Através de uma alimentação rica em cálcio (caso do leite, verduras, peixe e frutos secos), vitamina C e proteínas, a absorção de vitamina D fornecida pelo Sol e a prática frequente de atividade física é essencial para ter ossos saudáveis.

Estes dados são transmitidos pela APO para reforçar o papel que o exercício físico e a alimentação saudável podem ter na prevenção da doença. Assim, a APO antecipa a Festa da Saúde para os próximos dias 15 e 16 de outubro (sábado e domingo). O ponto alto da Festa será 7ª Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis, dia 16, às 10h, destinada a toda a família, com partida e chegada na Rotunda da Boavista, no Porto. São 8 km a correr ou 5 km a caminhar, conforme o desafio aceite por cada um. Na Rotunda instala-se toda a logística, com aconselhamento nutricional, densitometria, esclarecimentos médicos e rastreios a maiores de 35 anos; um bar de leite, frutas e vegetais (alimentos ricos em cálcio) e ainda um vasto programa de atividades desportivas.