Falta de sono aumenta consumo de comida e peso, alerta estudo

No estudo, quem dormiu menos horas de sono consumiu 6% mais calorias
12 de março de 2013 - 10h38

Dormir apenas cinco horas por noite numa semana de trabalho com acesso ilimitado a pausas para lanches pode prejudicar a silhueta e a saúde, revela um estudo publicado esta segunda-feira.
A investigação, conduzida pela Universidade de Colorado em Boulder, descobriu que os participantes do estudo aumentaram de peso em cerca de um quilo quando colocados nesta situação.
Estudos anteriores já tinham demonstrado que a falta de sono poderia provocar aumento de peso. As novas descobertas, publicadas no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, demonstram que embora ficar acordado por mais tempo leve a um maior dispêndio de energia, as calorias extra queimadas tornam-se numa compensação pela quantidade de comida ingerida a mais pelos participantes.
"Só dormir menos não vai causar aumento de peso", afirmou Kenneth Wright, diretor do Laboratório de Cronobiologia e Sono da Universidade do Colorado, que liderou o estudo. "Mas quando as pessoas não dormem o suficiente, isto leva-as a comer mais do que realmente precisam", acrescentou.
Os cientistas acompanharam 16 homens e mulheres jovens, magros e saudáveis, que viveram duas semanas no Hospital da Universidade do Colorado, com sono acumulado. Os especialistas mediram a quanta energia que os participantes usaram contabilizando a quantidade de oxigénio que inalaram e a quantidade de dióxido de carbono exalada.
Todos os participantes passaram os três primeiros dias a dormir nove horas por noite e a comer refeições controladas para manter o peso. Depois foram divididos em dois grupos.
O primeiro passou cinco dias a dormir cinco horas, enquanto o outro grupo passou o período com nove horas de descanso.
Depois dos primeiros cinco dias, os grupos foram trocados. Em ambos, ofereceu-se aos participantes refeições maiores e acesso a lanches, que incluíram gelados e batatas fritas, mas também opções mais saudáveis, como fruta e iogurte.
Em média, as pessoas que dormiram até cinco horas por noite queimaram 5% mais energia do que aqueles que repousaram nove horas. No entanto, aqueles com menos horas de sono consumiram 6% mais calorias.
Aqueles com menos horas de descanso mostraram ter tendência para tomar pequenos-almoços mais ligeiros, mas abusaram nos lanches depois do jantar, indicam os investigadores.
Os autores do estudo também descobriram que mulheres e homens respondem de forma diferente ao acesso irrestrito a comida.
Embora tanto eles como elas tenham aumentado de peso, os homens ganharam mais - mesmo com descanso adequado - quando puderam comer o que quiseram. As mulheres, ao contrário, mantiveram o peso quando dormiram o período de nove horas, sem que a quantidade de comida à disposição tenha influenciado o peso.

SAPO Saúde com AFP

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

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