A farmacêutica norte-america Pfizer, que comercializa o Viagra, e a irlandesa Allergan, fabricante do Botox, oficializaram a sua fusão esta segunda-feira naquela que é considerada a maior operação financeira na história da indústria farmacêutica mundial.

O negócio deverá ser finalizado no segundo semestre de 2016, uma vez que ainda faltam os pareceres dos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia.

O negócio foi formalizado por 160 mil milhões de dólares (cerca de 150 mil milhões de euros). O  novo gigante farmacêutico passará a chamar-se Pfizer Plc e a sede ficará em Dublin. As ações serão cotadas na bolsa de Nova Iorque.

Com a deslocação da sede da empresa para a capital irlandesa, os lucros da nova farmacêutica ficarão sujeitos a uma taxa de 12,5%, abaixo dos 35% que a Pfizer é atualmente obrigada a pagar nos Estados Unidos.

Os atuais acionistas da Pfizer ficarão com 56% da nova empresa. Ian Read, líder da Pfizer, será o chairman e diretor executivo da nova empresa. Brent Saunders, patrão da Allergan, assumirá a presidência e a direção de operações.