Dia Mundial da Terceira Idade: 28 Outubro

I Fórum sobre o Envelhecimento - "A arte de saber envelhecer", decorrerá em São Pedro do Sul

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, através do projecto "Velhos são os trapos. Marcamos a diferença!", organiza o I Fórum sobre o Envelhecimento "A Arte de Saber Envelhecer", no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade.

Programa
09:00 - Abertura a cargo de António Carlos Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e Rogério Duarte, vereador da Acção Social da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.

09:30 - Mesa I moderada por José Machado, técnico do Núcleo Distrital de Viseu da REAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza; "Envelhecimento Activo: desafios e oportunidades", por Lia Araújo, Escola Superior de Educação de Viseu e UNIFAI - Centro de Unidade e Investigação e Formação de Adultos e Idosos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

10:00 - "Envelhecimento Activo: Estimulação cognitiva", por Rita Teles, UNIFAI -- Centro de Unidade de Investigação e Formação de Adultos e Idosos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

11:00 - "Segurança Social: contributos para o envelhecimento", a cargo de Maria Teresa Amaral, Centro Distrital da Segurança Social de Viseu.

11:30 - Debate.

12:30 - Mesa II moderada por Leokádia Aleknavicius Ferreira da Silva, médica de Medicina Geral e Familiar.

"A sexualidade na Terceira Idade", cargo de Manuel Damas, médico, presidente da Direcção da CASA -- Centro Avançado de Sexualidades e Afectos.

14:00 - "Problemas psíquicos associados à Terceira Idade", por Jorge Humberto, director do Serviço de Psiquiatria do Hospital S. Teotónio de Viseu.

14:30 - "Violência contra as pessoas idosas: perspectivas actuais e formas de intervenção", por Rui Dionísio, ACES Dão-Lafões II.

15:00 - Cuidados aos idosos no domicílio: necessidades sentidas pelos familiares cuidadores", por Alexandra Garcia, ACES Pinhal Interior I.

15:30 - "As Unidades de Cuidados Continuados: apresentação da Unidade de Vouzela", cargo de Joaquim Cardão, director Clínico da Unidade de Cuidados Continuados de Vouzela.

16:00 - Debate.

16:30 - Encerramento.

Local: Cine-teatro S. Pedro

Comentários