21 de agosto de 2013 - 10h18
A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu hoje um alerta de calor para sete distritos do norte e sul de Portugal continental, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas.
O alerta amarelo de calor, divulgado na página da Internet da DGS, foi feito para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
A DGS alerta que “devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos na saúde”.
Por causa das temperaturas elevadas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também colocou hoje nove distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas máximas elevadas.
Segundo informação disponibilizada na página do IPMA na Internet, sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora e Beja.
O aviso vai estar em vigor até às 19:59 de hoje, no continente, e até às 19:59 de quinta-feira nas ilhas da Madeira e de Porto Santo.
O aviso amarelo determinado pelo IPMA pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado por nuvens baixas no litoral a norte do Cabo da Roca até ao final da manhã. O IPMA acrescenta que esta nebulosidade poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.
Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, no Porto de 21 e em Faro de 28.
O IPMA prevê que hoje haja uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura mínima no Alentejo.
Lusa