Já falta pouco para a passagem de ano e no momento em que tocam as 12 badaladas, garante-se uma entrada perfeita no novo ano acompanhada de um espetáculo de fogo-de-artificio, mas sabia que este é perigoso para a sua audição?

O perigo deve-se à intensidade das explosões provocadas, que segundo a Organização Mundial da Saúde deveriam atingir apenas os 140 dB e não os 150/175 dB, o que acaba por danificar as células do ouvido interno.

A exposição a sons com volumes demasiado elevados pode conduzir à perda auditiva temporária e, em alguns casos até mesmo permanente. É por este motivo que a GAES, recomenda que se mantenha a uma distância segura entre o lançamento do fogo e o local onde este deve ser observado, 15 a 20 metros para os adultos e 50 a 60 para as crianças.

Segundo Alexandra Marinho, "o ruído da explosão é tão forte que pode lesar gravemente os cílios da cólcea, estrutura do ouvido que é responsável pela transmissão das vibrações sonoras para o nervo auditivo. E por esse motivo que as pessoas responsáveis por largar o espetáculo pirotécnico são as que correm mais riscos".

Tome atenção e entre em 2017 com os devidos cuidados com a sua audição.