Tomar pelo menos uma lata de refrigerante diet por dia aumenta três vezes o risco de sofrer um acidente vascular cerebral ou desenvolver demência.

O estudo ressalta ainda que a versão "normal" das bebidas, adoçadas com açúcar, não está associada ao risco de desenvolver nenhuma das duas condições, contrariando estudos preliminares.

"Não foi uma surpresa descobrir que a ingestão de refrigerante diet está associada a um maior risco de acidente vascular cerebral e demência. O que me surpreendeu foi que a ingestão de bebidas adocicadas com açúcar não está associada a esses riscos, porque as bebidas com açúcar são conhecidas por não serem saudáveis", disse Matthew Pase, coordenador do estudo em entrevista à CNN.

Os investigadores admitem, no entanto, que não conseguiram provar uma relação direta de causa e efeito entre a ingestão de bebidas com adoçante artificial e o aumento do risco de AVC e demência. Segundo eles, trata-se apenas de uma associação, já que o estudo está baseado em observações e dados recolhidos através de um questionário sobre hábitos alimentares.

Segundo a BBC, o estudo teve como fonte dados de 4 mil pessoas que participaram no estudo "Framingham Heart Study", um projeto da Universidade de Boston.

12 mentiras muito populares sobre bebidas